quarta-feira, 18 de abril de 2012

Texto da Equipe


Após pouco mais de um século desde o fim do escravismo, o racismo ainda é predominante em nossa sociedade, e isso provoca uma grande diferença socioeconômica entre os negros e os brancos no Brasil. Todos os fatores sociais não favorecem os negros (mortalidade infantil, analfabetismo e expectativa de vida), e isso acaba influenciando no mercado de trabalho.

Os trabalhadores brancos recebem, em grande parte dos casos, cerca do dobro do que recebem os negros, o que só vem a tornar ainda mais forte o argumento do racismo. Os negros formam a maior parte da população dos desempregados, e, ainda assim, quando conseguem um emprego, o tempo de duração nesse trabalho acaba sendo menor.

Percebe-se então que essa desigualdade e descriminação esta presente há bastante tempo na sociedade, e nada nos mostra que essa situação será revertida por enquanto, o negro continua, e, se o governo não tomar providências quanto a isso, vai continuar praticamente excluído do mercado de trabalho, da sociedade e das oportunidades da vida. Cabe ao governo, aos donos de empresas e a nós, ter consciência em relação a isso.




Autores: Equipe do trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário